Google lança plataforma de realidade aumentada para mais smartphones Android

O Google finalmente lançou a sua plataforma de realidade aumentada (AR) para Android. Batizada de ARCore 1.0, a tecnologia vai permitir que desenvolvedores criem aplicativos e jogos que misturem imagens reais captadas pela câmera do smartphone com elementos virtuais. Por enquanto, a função vai funcionar apenas em alguns telefones, mas a expectativa é que a lista de dispositivos compatíveis cresça com o tempo.

Em testes desde agosto, o ARCore será demonstrado pelo Google durante o MWC 2018, em Barcelona. De acordo com a empresa, a plataforma traz capacidades avançadas de realidade aumentada para mais de 100 milhões de smartphones Android ao redor do mundo. Por enquanto, há 13 dispositivos compatíveis: Galaxy S8 e S8+, Note 8, S7 e S7 Edge, Zenfone AR, os modelos da linha Pixel, LG V30 e OnePlus 5.

Tendência desde o lançamento de jogos como Pokémon Go, a realidade aumentada é uma das grandes apostas para o mercado de jogos e aplicativos de celular. De acordo com o Google, os programas criados com o ARCore poderão não só posicionar objetos no mundo real como também fazer leituras do ambiente, permitindo uma interação mais realística.

ReproduçãoJunto com o anúncio do lançamento do ARCore, o Google disponibilizou ainda um kit para que desenvolvedores tragam suas criações para a Play Store. Enquanto isso, os usuários já podem experimentar algumas aplicações do recurso, como um novo filtro realista no Snapchat que insere a pessoa no estádio do Barcelona, o Camp Nou. Há ainda opções para ver o novo carro da Porsche, experimentar móveis novos na sua sala ou jogar com os personagens do filme “Os Caças-Fantasmas”.

Apesar da baixa disponibilidade inicial, o Google disse já estar trabalhando com fabricantes trazer o ARCore para mais dispositivos ao longo do ano. Algumas das marcas já confirmadas são Samsung, Huawei, LG, Motorola, Asus, Xiaomi, Nokia, ZTE, Sony e Vivo. A expectativa é que a plataforma consiga rivalizar com o ARKit, lançado pela Apple em setembro para todos os iPhones a partir do modelo 6S.

Google Lens chega a mais dispositivos

Ainda nesta sexta-feira, 23, o Google anunciou que os testes do Google Lens serão expandidos para mais dispositivos. Anteriormente restrito à linha Pixel, a funcionalidade agora vai ser incorporada no Google Photos para Android e iOS com o idioma em inglês. Com o recurso, é possível usar a câmera do smartphone para identificar coisas no mundo real, como plantas, animais e objetos.

Outra novidade é que Google Lens agora poderá ser usado para ler textos em páginas impressas. Isso permitirá, por exemplo, buscas rápidas por termos em livros, abrir o discador do telefone a partir do cartão de visitas, entre outras coisas. Até o momento, não há previsão para lançamento no Brasil ou em língua portuguesa.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ