Google Maps agora te ajuda a lembrar onde você estacionou o carro

Se você já perdeu tempo andando por alguns quarteirões porque não conseguia lembrar onde parou o carro, esse novo recurso do Google Maps é para você. Agora, o aplicativo conseguirá ajudar o usuário a gravar o local onde estacionou seu veículo.

A empresa anunciou ontem a novidade, que chega em breve tanto para usuários de Android quanto de iOS. Ela funcionará da seguinte maneira: quando o usuário clicar no ponto azul que representa sua posição no mapa, ele poderá selecionar "Salvar local de estacionamento". Ao fazer isso, o Google Maps acrescentará um marcador no local para facilitar a lembrança.

Também será possível acrescentar notas ao marcador. Se você estacionar em um shopping, por exemplo, pode escrever algo como "Piso G3, espaço D17". Fora isso, o aplicativo também permite anexar uma foto ao seu local de estacionamento, compartilhar o local com seus contatos e até acrescentar uma contagem regressiva. Esse último recurso é útil, por exemplo, caso você estacione em algum lugar que exija zona azul: nesse caso, o aplicativo lhe avisará 15 minutos antes do fim do prazo.

Reprodução

Detecção automática

De acordo com o Google, essa novidade é uma atualização da detecção automática de estacionamento, que alguns usuários de iOS já vinham utilizando no aplicativo. Quando o usuário conectava o celular ao carro via cabo USB ou Bluetooth, o aplicativo percebia quando o carro era desligado e o telefone, desconectado: nesse caso, se o usuário não estivesse em sua casa ou trabalho, o Google Maps automaticamente criava um marcador de estacionamento. Agora, contudo, qualquer pessoa poderá usar o recurso manualmente.

Embora o principal uso dessa funcionalidade seja ajudar a economizar tempo na hora de buscar o carro, ela também tem importantes implicações de segurança. Caso o usuário precise voltar ao seu veículo de noite em um local perigoso, será muito mais seguro fazê-lo se ele souber com precisão onde o carro está. E se ele, ao chegar lá, perceber que seu carro foi roubado, é bem provável que o marcador do aplicativo sirva como evidência material para dar entrada no sinistro do seguro - ainda mais se ele tiver foto.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ