Google mostra crescimento nos pedidos de governos sobre dados de usuários

O Google divulgou nesta terça-feira, 19, uma nova edição de seu relatório de transparência. O documento mostra que, no segundo semestre de 2015, a empresa recebeu um número recorde de solicitações de divulgação de dados vindos de governos do mundo todo. De acordo com a gigante de buscas, pela primeira vez os pedidos ultrapassaram os 40 mil, quase 5 mil a mais do que as solicitações realizadas no primeiro semestre de 2015.

Pedidos
Em primeiro lugar aparece o governo dos Estados Unidos, com 12,5 mil pedidos de dados de 27,1 mil usuários, seguido pela Alemanha, com 7,4 mil pedidos, França, com 4,1 mil solicitações, Reino Unido, com 3,4 mil e Índia, com 3,2 mil pedidos. A empresa afirma que colaborou de alguma maneira em 64% dos casos.

Reprodução

No Brasil, foram feitas 902 solicitações de dados de 2.041 usuários. O Google atendeu aos pedidos em 57% dos casos.

O Google deixa bem claro que analisa as solicitações antes de cumprí-las. "A solicitação deve ser feita por escrito e assinada por um funcionário autorizado, solicitando informações sob uma lei adequada. Se um pedido é muito amplo, vamos procurar reduzí-lo", explica a empresa.

Para acessar o relatório completo, clique aqui

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ