Google Play Store

Google Play permitirá atualizar aplicativos sem cadastrar uma conta Google

Redação Olhar Digital
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ação busca otimizar a experiência com apps tanto para usuários quanto para desenvolvedores

Não vai mais ser preciso ter uma conta para usar alguns apps no Android: nos próximos meses, o Google vai começar a testar a atualização de aplicativos pré-instalados em celulares sejam atualizados sem que o usuário entre com uma conta do Google. A ideia é oferecer a funcionalidade em aparelhos que rodem o Android Lollipop ou superior.


Um e-mail enviado a desenvolvedores e fabricantes informa que a mudança deve ocorrer em um futuro próximo. Porém, para baixar novos aplicativos, o usuário ainda terá, necessariamente, de ter uma conta cadastrada.

A função é útil tanto para usuários que não querem criar e vincular uma conta do Google ao celular, usando o dispositivo assim com mais privacidade, quanto para desenvolvedores que vão ter corte de custos na manutenção de versões antigas de aplicativos.

Veja o comunicado da empresa:

Olá, desenvolvedor do Google Play. Nos próximos meses, começaremos a testar um novo recurso que permitirá a atualização automática de aplicativos pré-instalados para usuários que não têm uma conta do Google. Eles podem desativar esse recurso a qualquer momento, se desejarem.

Essa funcionalidade proporcionará uma experiência de aplicação mais consistente em muitos dispositivos e permitirá que se acessem os melhores e mais novos recursos oferecidos pelos desenvolvedores. Isso também deve ajudar os desenvolvedores a reduzir os custos gerais necessários para apoiar versões de aplicativos obsoletos.

Ação necessária

Identificamos que um ou mais de seus aplicativos podem estar pré-instalados em vários dispositivos e versões do sistema operacional. Recomendamos que você verifique se as novas versões do seu app funcionarão como desejado, com ou sem uma conta do Google. Lembre-se de que esta alteração só se aplica a dispositivos com Android Lollipop (API 21) ou versões mais recentes do sistema operacional.

Agradecemos seu apoio, pois trabalhamos continuamente para melhorar nossa plataforma e, assim, garantir a melhor experiência para usuários e desenvolvedores.

O usuário pode desabilitar a função de atualização automática a qualquer momento nas configurações do Google Play.

-> Google Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Android
-> Como resolver os principais erros da Google Play Store no Android

Aplicativos Google e-mail Google Play desenvolvedores atualização
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você