Google revela protótipo de smartphone que mapeia os arredores

Renato Santino 20/02/2014 21h00
project tango
A A A

O Google anunciou nesta quinta-feira, 20, um novo protótipo de smartphone que pode mudar muitas coisas. Chamado de "Project Tango", ele conta com sensores 3D avançados capaz de construir um mapa visual de salas e estabelecimentos utilizando escaneamento 3D.

Desenvolvido pelo grupo de Tecnologias e Projetos Avançados da empresa, o Tango poderia abrir espaço para navegação em ambientes fechados, o que ajudaria pessoas com deficiência física e visual, além de poder ser usado em jogos imersivos e vários outras funcionalidades.

O Google começará desde já a recolher inscrições de interessados em receber um kit de desenvolvimento da plataforma, mas apenas 200 serão contemplados. Cada um que se candidatar deverá dar uma ideia do que eles gostariam de construir e poderá receber seu aparelho até 14 de março.



A empresa não esconde que o verdadeiro potencial da tecnologia sairá das mãos dos desenvolvedores. Por isso, o Google quer que eles criem novas formas de aplicações visuais inteligentes utilizando os sensores do Tango, com seu reconhecimento espacial próximo ao do humano.

Para ficar mais claro do que o telefone é capaz, ele possui alguns sensores comuns a todos os aparelhos top de linha de atualmente, mas conta ainda com sensores visuais ao estilo Kinect que são capazes de escanear a sala ao redor.

Como possíveis funcionalidades para o recurso, o Google cita no anúncio: "E se você pudesse capturar as dimensões da sua casa simplesmente andando por ela antes de sair para comprar móveis. E se as direções um novo local não acabassem no endereço? E se você nunca mais precisasse ficar perdido em um novo prédio?", dando uma ideia do que pode mudar com a ferramenta.

Para possibilitar o uso da ferramenta, o Google está usando o Myriad 1, plataforma de processador de visão da Movidius. Estes sensores nunca foram usados em um celular antes por serem caros e por sugar a bateria rapidamente. A nova geração, no entanto, consome menos energia, permitindo seu uso em um celular.

Via TechCrunch 

Google
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você