Google finaliza projeto de digitalização de jornais históricos

Usuários poderão acessar o site do Google Archive Search, mas a empresa não vai mais aceitar novas digitalizações

Redação Olhar Digital 20/05/2011 15h26
Google
A A A
O projeto de digitalização de jornais históricos do Google vai chegar ao fim, segundo o site Google Search Engine Land. O projeto, chamado de Google Archive Search, foi lançado em 2008 e já havia digitalizado mais de dois mil jornais.

De acordo com o site, já estavam circulando alguns rumores sobre o fechamento do serviço, mas a declaração do porta-voz da empresa confirmou que o projeto será finalizado. "Usuários poderão continuar buscando por jornais digitalizados no site, mas não temos mais planos de introduzir novas ferramentas ou funcionalidades do Google News Archive e nem aceitaremos mais novas digitalizações", disse.

Aparentemente, a empresa mandou um email para os parceiros do projeto nesta quinta-feira avisando que o serviço vai terminar. "O Google Archive Search foi, em geral, uma boa ideia para os jornais, especialmente, os menores como o nosso, que não podiam pagar para digitalizar e indexar nossos arquivos", comentou um porta-voz do jornal Boston Phoenix.

O site Cnet divulgou que a prioridade do Google agora é ajudar o Google One Pass, uma plataforma que permite que os editores vendam seus conteúdos e assinaturas diretamente de seus próprios sites. 
Google Ilustração Digital
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você