Governo usa Snapchat para incentivar jovens a votar

A Comissão Eleitoral do Reino Unido realizou uma parceria com o Snapchat para incentivar os jovens da região a votar nas eleições de 8 de junho. Desde ontem, usuários do aplicativo no Reino Unido podem usar um filtro geográfico especial com a mensagem "Find your voice! Register to vote by 22nd May!" ("Encontre sua voz! Registre-se para votar até 22 de maio").

No Reino Unido, o voto não é obrigatório como no Brasil. Quem quiser votar precisa, antes, registrar-se num processo semelhante ao da emissão dos títulos de eleitor por aqui. O prazo máximo para esse registro, porém, é 22 de maio (segunda-feira que vem).

Segundo uma nota divulgada pela Comissão Eleitoral à imprensa local, essa medida vai ajudar a "lembrar mais de 10 milhões de snapchatters do Reino Unido que eles estão ficando sem tempo para garantir que suas vozes sejam ouvidas em 8 de junho". A nota pode ser lida abaixo:

Snapchat para política

Desde fevereiro de 2016, o Snapchat permite que usuários ou organizações paguem para incluir filtros geográficos em determinados locais e datas. De acordo com o Business Insider, um filtro que cobrisse todo o Reino Unido seria bem caro, mas a comissão não teve esse problema, já que não precisou pagar por ele. A parceria com o Snapchat foi um dos acordos que a comissão fez com empresas de tecnologia (incluindo também Facebook e Twitter) para promover engajamento cívico nas eleições.

Mas já houve casos em que filtros geográficos foram usados - de maneira paga - com fins políticos. De acordo com o Engadget, no ano passado, a campanha presidencial de Donald Trump se valeu desse recurso para insultar sua concorrente, a candidata democrata Hillary Clinton, num dia em que os dois candidatos realizariam um debate em rede nacional à noite.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ