Logo Olhar Digital

"Grande Firewall" da China bloqueia feeds RSS

Redação Olhar Digital 05/10/2007 14h39
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Governo chinês elimina "buraco" que permitia aos chineses ler conteúdo de sites bloqueados.

O governo chinês atualizou seu sistema de controles no acesso à Internet dentro do país, apelidado de "o grande firewall" (em alusão à grande muralha) para bloquear também o acesso a feeds RSS, muito usados para obter informações de blogs e sites de notícias automaticamente, sem ter de visitar o site em questão. Um dos principais afetados é o Feedburner, serviço que agrega e distribui feeds de vários sites espalhados pelo mundo. Além disso, o firewall agora bloqueia qualquer URL que começe com as palavras feed, rss e blog.

 

 

O controle no acesso à internet tem como objetivo impedir o uso da rede para discussão de opiniões dissidentes da visão oficial do governo e suprimir críticas, principalmente quanto a questões políticas, econômicas ou de direitos humanos. Para driblar os controles a população recorre a uma série de truques, como conexões criptografadas, servidores proxy e, até alguns dias atrás, feeds RSS para ler sites bloqueados pelos antigos filtros.

 

 

Internet Sites
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você