Logo Olhar Digital

Grupo de pesquisa japonês planeja “internet” de altíssima velocidade

Redação Olhar Digital 01/10/2007 16h55
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Rede baseada em fibra óptica poderá transferir dados a 10 gigabits por segundo

O Instituto Nacional para Tecnologias da Informação e Comunicação, um órgão ligado ao governo japonês, estabeleceu um grupo de pesquisa para o desenvolvimento de uma rede de computadores de alta velocidade, baseada em fibra ótica. Se tudo correr de acordo com os planos, a nova rede será capaz de transferir dados a 10 gigabits (1,25 GB) por segundo e suportar centenas de bilhões de dispositivos acessando-a simultâneamente, o que daria a infraestrutura necessária para uma explosão no crescimento de tecnologias que exigem muita banda, como IPTV e VoIP.

 

O grupo de pesquisa tem entre seus membros empresas como a Nippon Telegraph and Telephone (NTT) e KDDI, ambas do setor de telefonia, e Fujitsu, Hitachi, Toshiba e NEC, especializadas em computadores e sistemas de telecomunicações e transmissão de dados. A estimativa é de que mais de R$ 480 milhões sejam investidos no projeto ao longo dos próximos cinco anos
Internet
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você