Há água líquida correndo em Marte, afirmam cientistas da NASA

Cientistas da NASA publicaram hoje, no periódico científico Nature Geoscience, um estudo no qual afirmam que existe água líquida fluindo na superfície de Marte. O estudo utilizou dados da MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), sonda da Agência que orbita o planeta vermelho.

Com base em imagens e dados espectrográficos enviados pela sonda, a equipe conseguiu identificar "minerais hidratados" na superfície do planeta. Esses mineirais - mais especificamente, os sais perclorato de magnésio, clorato de magnésio e perclorato de sódio - formam linhas, como na imagem acima, nas regiões montanhosas do planeta durante suas estações quentes, quando as temperaturas variam entre -23ºC e 27ºC.

Durante as estações frias, porém, essas linhas desaparecem da superfície do planeta. Isso levou os pesquisadores a concluir que "há algo hidratando os sais, e parece ser essas linhas que vêm e vão com as estações", segundo Lujendra Ohja, uma das autoras.

A água que corre na superfície do planeta, portanto, não seria pura, mas sim salinizada. A presença dos sais explica também o motivo pelo qual a água se mantém em estado líquido mesmo em temperaturas abaixo de 0ºC, já que os sais reduzem seu ponto de fusão.

A NASA afirmou que ofereceria mais detalhes sobre a descoberta durante um evento hoje. Segundo a agência, o periódico científico solicitou que detalhes do estudo não fossem divulgados até o meio-dia de hoje (horário de Brasília). Até o momento, porém, a Agência ainda não revelou mais informações.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ