Água em Marte

Há água líquida correndo em Marte, afirmam cientistas da NASA

Gustavo Sumares
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Cientistas da NASA publicaram hoje, no periódico científico Nature Geoscience, um estudo no qual afirmam que existe água líquida fluindo na superfície de Marte. O estudo utilizou dados da MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), sonda da Agência que orbita o planeta vermelho.

Com base em imagens e dados espectrográficos enviados pela sonda, a equipe conseguiu identificar "minerais hidratados" na superfície do planeta. Esses mineirais - mais especificamente, os sais perclorato de magnésio, clorato de magnésio e perclorato de sódio - formam linhas, como na imagem acima, nas regiões montanhosas do planeta durante suas estações quentes, quando as temperaturas variam entre -23ºC e 27ºC.

Durante as estações frias, porém, essas linhas desaparecem da superfície do planeta. Isso levou os pesquisadores a concluir que "há algo hidratando os sais, e parece ser essas linhas que vêm e vão com as estações", segundo Lujendra Ohja, uma das autoras.

A água que corre na superfície do planeta, portanto, não seria pura, mas sim salinizada. A presença dos sais explica também o motivo pelo qual a água se mantém em estado líquido mesmo em temperaturas abaixo de 0ºC, já que os sais reduzem seu ponto de fusão.

A NASA afirmou que ofereceria mais detalhes sobre a descoberta durante um evento hoje. Segundo a agência, o periódico científico solicitou que detalhes do estudo não fossem divulgados até o meio-dia de hoje (horário de Brasília). Até o momento, porém, a Agência ainda não revelou mais informações.
Nasa Marte Ciência espaço
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.
Recomendados pra você