Apple

Hacker estão comprando protótipos de iPhone no mercado negro para invadir o iOS

Redação Olhar Digital 08/03/2019 11h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Cada aparelho pode ser comprado por US$ 1.800 e são utilizados para entender analisar brechas que podem ser usadas em futuros golpes

Poucas pessoas conhecem esse tipo de ação, mas os protótipos de iPhone estão sendo roubados da linha de produção da Apple na China e vendidos no mercado negro para hackers que tentam invadir o iOS. Uma reportagem do site Motherboard relatou que dispositivos que ainda não foram lançados estão nas mãos de pessoas que buscam encontrar vulnerabilidades no sistema operacional da empresa de Cupertino.


O co-processador de segurança Secure Enclave Processor (SEP), que trata da criptografia de dados do iPhone, tem sido o principal objeto de estudo do especialista em segurança Mathew Solnik e sua equipe. O objetivo é analisar como o chip projetado para manter iPhones seguros está revelando vulnerabilidades, e conseguir entender o caminho que os hackers vêm usando.

Solnik teve acesso a um iPhone desenvolvido para uso interno da Apple e que funciona como um protótipo. Permitindo testes com muito mais facilidade do que os dispositivos vendidos nas lojas, ele é semelhante aos que chegaram ao mercado negro e possibilita explorar melhor o sistema.

Uma das conclusões de Solnik na investigação foi que até mesmo grandes empresas hackeiam o iOS para encontrar bugs valiosos que podem mais tarde ser explorados por governos e agências de segurança. Ainda, segundo a reportagem do Motherboard, diversos telefones são usados como “centrais” para ajudar a desenvolver máquinas como a Cellebrite – usada pelo FBI para entrar no iPhone 5C de um terrorista em 2016 - que permitem a invasão nos telefones.

Por fim, a reportagem conclui que o mercado de revenda de protótipos de iPhones (onde cada um pode ser adquirido por cerca de US$ 1.800) está florescendo e que a Apple ainda é capaz de deter esse tipo de prática. 

 

Via: The Verge

Fonte: Motherboard

iPhone Apple iOS
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você