Hacker transforma celular Nokia de 2003 em um relógio 'inteligente'

O mercado brasileiro tem algumas boas opções de smartwatches, como o Apple Watch, o Moto 360 e o Gear S - todos custando, pelo menos, pouco mais de R$ 1 mil. O preço alto motivou um hacker chamado Daniel Davis a construir seu próprio relógio inteligente, só que usando um Nokia 1100, lançado em 2003, como base.

O desenvolvedor publicou em seu canal no YouTube o passo-a-passo do processo. Segundo ele, o Nokia 1100 já tinha tudo o que ele precisava para construir seu smartwatch, desde a tela pequena até o motor de vibração usado para notificações. O objetivo era fazer um relógio que pudesse notificar o usuário sobre chamadas e mensagens de texto, além de conectar-se sem fio a um smartphone.

Com muita engenharia, Davis conseguiu incluir no produto final até um módulo Bluetooth. O relógio, em si, opera em uma placa Arduino, usa uma bateria de 3.7v e tem um corpo fabricado por uma impressora 3D. No final, o smartwatch parece funcionar bem, aceitando ligações e até mensagens de texto. Obviamente, ele não roda aplicativos ou qualquer sistema operacional moderno.

Veja o processo completo no vídeo abaixo (em inglês):

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ