Hao123: o que é e como funciona este serviço

Durante muito tempo, aqui mesmo no Olhar Digital, muitos usuários se queixaram do Hao123. A principal reclamação era relativa ao fato de este portal aparecer como página inicial em seus navegadores sem, em tese, o usuário ter feito nenhuma ação para defini-lo desta forma em seu browser.

Outra reclamação referia-se ao fato de, uma vez definido como página inicial,  o Hao123 ser um produto difícil de desinstalar. Não faltaram piadas e brincadeiras fazendo alusão a estas duas características do produto. Houve quem chamasse o Hao123 de vírus, por exemplo.

Em primeiro lugar, é preciso reconhecer: ninguém gosta de um produto ou serviço que aparece, subitamente, instalado em sua máquina. Nosso primeiro sentimento é de que fomos invadidos ou enganados.  Aqui, cabem algumas explicações.

O Hao123 é totalmente inofensivo, basicamente um produto que visa ajudar usuários iniciantes a descobrir novos sites e melhor navegar na web. Nem de longe, podemos chamá-lo de vírus, no sentido de código malicioso, que furta dados ou aplica golpes nos usuários.

Em sua região de origem, a Ásia, o Hao123 construiu uma história interessante. Por lá, onde as pessoas escrevem usando outro alfabeto, a adaptação para digitar URLs em nosso alfabeto foi um grande problema. Muitos crackers criavam domínios “parecidos” com o de URLs legítimas só para furtar dados dos usuários, problema que era contornado por quem usava o Hao123,  onde só há links legítimos.

É claro que esta vantagem não se percebe claramente no Brasil, menos ainda entre usuários avançados, como fãs de tecnologia, caso dos leitores do Olhar Digital.

O segundo aspecto importante é que o Hao123 nunca foi instalado secretamente na máquina dos usuários. Na verdade, este serviço era oferecido quando alguém optava pelo download de um outro software, por exemplo, um programa de edição de vídeos. Em meio ao download, aparecia a mensagem, “deseja instalar também o Hao123?” Ocorre que muita gente apenas clicava em “next, next e finish” e, na prática, acabava instalando o Hao123 em seu browser sem perceber.

O fato é: os principais motivos de queixas já foram superados. Em primeiro lugar, Hao123 não é mais oferecido em pacotes de downloads. Se eventualmente este tipo de oferta for feita no futuro, será feita de modo mais claro e transparente, evitando instalações acidentais, escapando do efeito “next, next, finish”.

Desde dezembro, há  também todo um sistema de suporte para ajudar qualquer usuário que, eventualmente, encontre dificuldades em desinstalar o Hao123 de seu browser. Atendentes treinados conversam por chat, e-mail e telefone com qualquer usuário que deseje remover o Hao123 de seu PC. Um tutorial online também ensina o usuário a fazer esta desinstalação.

Não é possível desfazer a irritação de quem viu o Hao123 aparecer em seu browser no passado, mas estas medidas refletem a ideia da empresa construir uma relação sólida e transparente com os usuários no futuro. Quem quiser saber mais detalhes sobre como isto funciona, pode clicar aqui.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.