Huawei já é a segunda maior vendedora de celulares do mundo. E quer mais!

A marca já ultrapassou a Apple e tem apresentado um crescimento consistente. A chegada da família P30 mostra que ela está mais determinada do que nunca

Roseli Andrion 01/05/2019 14h35
Huawei P30 Pro
A A A

Lançados ontem (30) oficialmente no Brasil, o P30 Lite e o P30 Pro, da Huawei podem ser os responsáveis por levar a empresa ao primeiro lugar na lista de maiores fabricantes de celulares do mundo. E essa mudança já está em curso: os números mais recentes da consultoria IDC e da Strategy Analytics mostram que a companhia chinesa tem ganhado cada vez mais espaço.


Essa fatia do mercado foi conquistada porque Samsung e Apple perderam parte de seus consumidores. Não é de hoje que a Huawei tenta se estabelecer na segunda colocação: em 2017 ela passou à frente da Apple pela primeira vez e, durante 2018, se revezou com a marca da maçã nesse lugar.

Desta vez, entretanto, parece que a Huawei está mais confortável: enquanto ela teve 39,3 milhões de smartphones vendidos no primeiro trimestre de 2018, no mesmo período de 2019 foram quase 20 milhões de unidades a mais, levando-a a atingir 59,1 milhões de dispositivos. Paralelamente, as vendas da Apple encolheram de 52,2 milhões para algo entre 36 milhões e 43 milhões (a marca não divulga mais os números de vendas de iPhone em seus relatórios de receitas) e a Samsung foi de 78,2 milhões para 71,9 milhões.

Reprodução

Recessão no segmento

Na verdade, exceto pelo crescimento da Huawei, o mercado de smartphones tem experimentado algo como uma recessão. Segundo as operadoras norte-americanas AT&T e Verizon, os upgrades de celulares têm sido cada vez menores. Ao mesmo tempo, fabricantes chinesas como Xiaomi e Oppo têm mantido suas vendas estáveis.

Outras marcas globais que tinham presença significativa nesse mercado também têm sofrido. As vendas da Sony, por exemplo, continuam a minguar e a empresa já anunciou que vai cortar a equipe do negócio de mobilidade pela metade. A LG, por sua vez, deve parar de fazer seus dispositivos na Coreia do Sul e pretende transferir a produção para o Vietnã, onde os custos são menores.
Apple Samsung Huawei
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você