Huawei

Huawei teria planos avançados para lançar uma TV 8K 5G ainda nesse ano

Henrique Freitas, editado por Rui Maciel 01/05/2019 17h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Gigante chinesa planeja dar mais corpo a seu ecossistema de eletrônicos, mas a ideia pode não ser muito acessível

De acordo com uma nova reportagem da Nikkei, a Huawei planeja lançar uma TV 8K 5G até o fim desse ano. Segundo fontes familiares com os planos da empresa, o aparelho incluiria um modem de 5G para permitir a transmissão direta de conteúdo remoto, dispensando o uso de cabos ou uma caixa à parte para se conectar à internet fixa. O produto também poderia atuar como um roteador para outros dispositivos conectados à rede em sua casa.


Combinar uma conexão rápida de quinta geração com uma tela 8K poderia, em teoria, ser uma solução para uma das principais dificuldades dessa tecnologia: carregar conteúdos em tamanha definição na TV. Isso porque, como já vimos por aqui, os programas em 8K são extremamente pesados e exigiriam uma conexão fixa (e, talvez, exclusiva) de alta velocidade. 

As TVs 5G, segundo a Nikkei, surgem para construir o ecossistema de eletrônicos da Huawei, semelhante ao que a Samsung já tem com sua linha de televisores, smartphones, wearables e aparelhos domésticos inteligentes. A Huawei é atualmente a segunda maior vendedora de smartphones do mundo, atrás apenas da própria Samsung. Junto com o 8K, a Nikkei especula que a conexão 5G da TV também permita a transmissão de vídeos em 360º, por mais bizarra que essa experiência possa parecer ao usuário.

Huawei com a mão no fogo?

A ideia de unir as mais novas gerações de conexão e definição de tela pode parecer familiar – e é. A Foxconn já alega estar trabalhando com uma mistura maluca de “8K + 5G + Inteligência Artificial” em seus centros de inovação, em Wisconsin, EUA. E não há motivos para não achar que isso pode dar certo, uma vez que algumas marcas, como a LG, possuem TVs habilitadas para IA no mercado. A Huawei pode ser a próxima (ou a primeira, não é, Foxconn?) a entrar nessa onda – talvez ainda sem o terceiro item da mistura.

O que está em jogo aqui é se a novidade realmente vale a pena. As televisões são, por definição, produtos com baixa margem de lucro, e o ciclo de atualização do consumidor médio é muito maior para as TVs do que para os laptops e smartphones. Além disso, 2019 ainda é muito cedo para ambos  os formatos, 5G e 8K, uma vez que as redes de quinta geração só estão disponíveis em um número limitado de regiões, e conteúdos nativos em 8K serão uma raridade por um bom tempo. 

Porém, embora o mercado para TVs 8K 5G seja bastante "nichado" nesse ano, as gigantes chinesas de celulares demonstraram disposição para serem bem experimentais à procura de um sucesso – e os smartphones dobráveis estão aí para provar. Em outras palavras, só porque é uma má ideia não significa que não vai acontecer. E por mais absurdo que pareça juntar essas duas tecnologias praticamente inacessíveis em um aparelho, a Huawei está disposta a arriscar.

Fonte: The Verge

Televisão TV 5G Huawei 8k
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você