Logo Olhar Digital

IBM substitui elétrons por luz na construção de chips

Redação Olhar Digital 07/12/2007 13h01
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Tecnologia permite transferência de dados em altíssima velocidade

A IBM apresentou uma nova tecnologia, denominada “silicon nanophotonics” que substitui os tradicionais fios e circuitos elétricos por pulsos de partículas de luz (fótons) na transferência de dados entre partes de um processador. Com isso, é possível transferir dados entre os vários núcleos de um processador multi-core mais de 100x mais rápido que nos métodos tradicionais. A técnica também evita alguns problemas encontrados atualmente, como superaquecimento e degradação de sinal conforme aumenta a distância.

 

Segundo Will Green, um dos pesquisadores envolvidos, a técnica possibilitará a construção de chips com até “centenas de milhares de núcleos”, contra os dois ou quatro encontrados atualmente, o que possibilitaria colocar o poder de processamento de um supercomputador em algo do tamanho de um laptop. Estima-se que os primeiros produtos baseados na nova tecnologia poderão chegar ao mercado em 10 ou 12 anos.

Computadores Servidores
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você