Logo Olhar Digital

Implante cerebral transforma pensamentos em palavras

Redação Olhar Digital 26/11/2007 12h56
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Sistema computadorizado permite a cientistas “ler” o que o paciente pensa

A Neural Signals, uma empresa norte-americana baseada no estado da Georgia, desenvolveu um sistema que, em breve, pode permitir a transformação de pensamentos em palavras, beneficiando milhares de pacientes portadores de deficiências graves que, apesar de conscientes, não conseguem se mover ou se comunicar.

 

O sistema usa um eletrodo implantado 6 mm abaixo da superfície do cérebro, que monitora o comportamento de 41 neurônios ao seu redor, todos ligados à produção da fala. Quando o paciente pensa em uma palavra, cientistas monitoram e gravam a reação dos neurônios. Relacionando o sinal captado com gravações feitas anteriormente, eles podem determinar em que palavra ou som o que o paciente está “pensando”. Segundo pesquisadores envolvidos com o projeto, o sistema já é capaz de identificar sons, como “oh”, “ah” e “eh” com 80 por cento de precisão.

 

Em breve os cientistas iniciarão testes com consoantes e palavras completas, rumo a um sonho mais complexo, porém ainda distante: tornar o paciente capaz de manter uma conversa inteira tão fluentemente quanto uma pessoa saudável.

Saúde
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você