Impressora 3D pode ser usada para criar órgãos para transplante

Impressora 3D pode ser usada para criar órgãos para transplante

Caroline Rocha 27/10/2015 16h31
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, estão trabalhando em um projeto para imprimir órgãos sob demanda para pacientes que precisem de um transplante. Por enquanto, a ideia ainda está em fase inicial.

O processo é divivido em duas etapas, captura das imagens e a impressão propriamente dita. "Captamos as imagens de ressonância magnética de corações e artérias cordenárias com uma resolução sem precedentes", conta Adam Feinberg, professor da universidade.

Em seguida, o protótipo é enviado a uma impressora 3D comum. O dispositivo, desenvolvido para imprimir objetos de plástico ou metal, foi adaptado para trabalhar com materiais biológicos e macios, como o colágeno e a fibrina. Para a próxima etapa do projeto, a ideia é encontrar uma maneira de incorporar células reeais do coração nas estruturas de tecido impressas.

Para acelerar o desenvolvimento do estudo, os pesquisadores vão disponibilizar o pojeto de código aberto para quem quiser trabalhar com ele.

Veja como funciona a impressora no vídeo abaixo.

Via Discovery
Medicina 3D Impressora 3D impressão 3D
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você