Impressora usa gotas de café para imprimir fotografias; veja

O professor Ted Kinsman da Syracuse University criou um dispositivo que consegue imprimir imagens complexas, como fotografias e retratos, usando gotas de café. Chamada de "Coffee Drip Printer", a impressora de dois eixos cria mosaicos com gotinhas de café para representar as imagens.

O processo por meio do qual a Coffee Drip Printer funciona é semelhante ao processo de impressão de jornais: as imagens são decompostas em diversos "pontinhos". Quanto mais escuro o ponto, maior a gota de café correspondente a ele. Áreas mais claras, por sua vez, usam gotas menores, ou ficam em branco mesmo.

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Para regular o movimento do braço e o tamanho de cada gota, a impressora usa um controlador Arduino que regula a válvula de líquido. Apesar da delicadeza do processo, a impressora consegue funcionar a uma velocidade de cerca de 4000 gotas por horas, ou 1,11 gostas por segundo.

Segundo Kinsman, a configuração da impressora permite que se regule o tamanho das gotas, a distância da válvula e o tipo de papel para se conseguir efeitos diferentes. Apesar do nome, ela também consegue imprimir usando outros líquidos, conforme pode ser visto no vídeo abaixo:

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ