Instagram faz 4 anos; 10 fotos contam a história do app

O Instagram completa 4 anos nesta segunda-feira, 6. Fundado pelo brasileiro Mike Krieger e por Kevin Systrom, o aplicativo conta hoje com mais de 200 milhões de usuários pelo mundo todo e 60 milhões de fotos publicadas diariamente, totalizando 200 bilhões de imagens. Confira abaixo uma lista com as 10 fotos que contam a história do Instagram:

1. A primeira

Reprodução 

A primeira foto do app foi postada antes de seu lançamento oficial por Kevin Systrom, em 16 de julho de 2010, no México. Na imagem, é possível visualizar um cachorro e um pé direito calçando um chinelo.


2. O ícone

Reprodução 

O primeiro protótipo do software foi desenvolvido em cerca de seis semanas por Krieger e Systrom. Por contarem com uma equipe realmente pequena, os dois se envolviam em todos os aspectos do projeto, incluindo a criação do logo.

3. Ambiente de trabalho

Reprodução

No começo da empresa os desenvolvedores trabalhavam em escritório colaborativo em um píer em Embarcadero, São Francisco.

4. Lançamento

Reprodução 

Em 6 de outubro de 2010 o aplicativo foi disponibilizado para download. Em menos de 24h, chegou ao primeiro lugar na App Store. No começo de dezembro, dois meses depois, já eram 1 milhão de usuários.

5. Reconhecimento

Reprodução 

“Você sabe quem fez o meu dia? Este cara. Primeira vez que vejo uma pessoa desconhecida usando o aplicativo em público”, @kevin, em 4 de outubro de 2010.

6. Escritório fixo
Reprodução 

Em novembro de 2010, o Instagram passou a ocupar um pequeno escritório em South Park Street, São Francisco. Detalhe curioso: o espaço não tinha janelas.

7. Almoço no chão

Reprodução 

Em março de 2012 o aplicativo atingiu 25 milhões de downloads. Com o time crescendo, o escritório mudou para um espaço maior, do outro lado da rua. Com pouco tempo e muito trabalho, não havia tempo para comprar móveis e a equipe chegou a almoçar no chão.

8. Bem vindo, Android

Reprodução

No mês seguinte o app chegou ao Android, abrindo a comunidade para dezenas de milhões de usuários do mundo todo.

9. Facebook
Reprodução 

Em 9 de abril de 2012 o Instagram passa a fazer parte do Facebook. O negócio de US$ 1 bilhão foi fechado e as equipes integradas passaram a trabalhar em Menlo Park, na Califórnia. A essa altura, já eram mais de 50 milhões de contas cadastradas e, por incrível que pareça, apenas 16 pessoas trabalhando no projeto.

10. Novos recursos

Reprodução

Em maio de 2013 foi lançado o recurso Photos of You, que permite marcar amigos em imagens publicadas, seguido pela incorporação de vídeos em junho e as Directs, imagens privadas, em dezembro. Segundo a empresa, as ideias buscam melhorar cada vez mais o aplicativo.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ