Logo Olhar Digital

Intel comemora os 60 anos do transistor

Redação Olhar Digital 12/12/2007 09h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Invenção abriu as portas para a revolução dos eletrônicos

No dia 16 de dezembro a Intel Corporation celebra o 60º aniversário do transistor, a base do mundo digital em que vivemos atualmente. Inventado pelo Bell Labs e considerado uma das criações mais importantes do século 20, os transistores são encontrados em todos os dispositivos eletrônicos de consumo e são os componentes fundamentais na fabricação de processadores, os “cérebros” do computador pessoal (PC).

 

A invenção do transistor é creditada a William Shockley, John Bardeen e Walter Brattain, engenheiros do Bell Labs que procuravam um substituto para as válvulas usadas para amplificar a voz dos interlocutores em sistemas de telefonia. Os primeiros eletrônicos de consumo transistorizados a chegar ao mercado foram os rádios, como o Regency TR-1, que tinha quatro transistores produzidos pela Texas Instruments e custava na época US$ 49,95, o equivalente a mais de US$ 360 atualmente, corrigindo o valor pela inflação do período.

 

Atualmente um processador como o Intel Core 2 Duo, produzido com processos de 45 nm, tem 820 milhões de transistores. Eles são tão pequenos que dois mil deles cabem em um espaço equivalente à espessura de um fio de cabelo.

Intel Gadgets Computadores
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você