Intel pesquisa sistema de "tato" robótico

Tecnologia de "pré-toque" permite a uma mão robótica se ajustar a um objeto antes de tocá-lo

Redação Olhar Digital 18/09/2007 16h08
Logo Olhar Digital
A A A

Em seus laboratórios de pesquisa em Seattle, a Intel está investindo em tecnologia chamada pré-toque que pode ajudar mãos robóticas a identificar objetos antes de tocá-los. Com isso, a mão poderia ajustar a abertura dos dedos e força necessária automaticamente, facilitando sua interação com o mundo a seu redor. A tecnologia é baseada em sensores, instalados na ponta dos dedos mecânicos, que mede mudanças em um campo elétrico geradas pela presença de objetos eletricamente condutivos (como uma pessoa, ou um copo d'água) próximos.

Tocar e manipular objetos é um dos grandes desafios na robótica. A força necessária para manuasear uma panela, por exemplo, é diferente da necessária para manusear um ovo sem quebrá-lo, e a posição dos dedos para uma "pegada" firme também muda. Josh Smith, pesquisador da Intel que está desenvolvendo o pré-toque, comenta que num futuro próximo sistemas de "tato" robótico empregarão vários tipos de sensores, além dos que  criou, para resolver o problema.

Robótica
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você