Intel revela nova memória 1 mil vezes mais rápida que o SSD

Os dias de glória do SSD como a tecnologia de referência para armazenamento não-volátil de alta velocidade podem estar chegando ao fim. Pelo menos no que depender da Intel. A empresa, em parceria com a Micron, anunciou o 3D Xpoint, que seria até 1 mil vezes mais rápido que a tecnologia de armazenamento flash.

Segundo a apresentação, as empresas dizem que já iniciaram a fase de produção da tecnologia, que promete superar com folga a arquitetura NAND, que é utilizada na maior parte dos cartões de memória e nos SSDs.

Segundo o comunicado da Intel, o 3D Xpoint deixa de lado os transistores e usa mudança de propriedades de material para mudar bits de um estado de baixa-resistência para alta-resistência e cria algo similar a um padrão “tabuleiro de damas” em três dimensões, que é 10 vezes mais denso do que a memória convencional.

Não espere, no entanto, instalar um armazenamento 3D Xpoint no seu computador em breve, no entanto. Inicialmente, a categoria será voltada para a análise de dados em tempo real, onde o acesso rápido a grandes conjuntos de dados é especialmente importante.  

Apesar do uso inicial altamente focado no mercado corporativo, a Intel já prevê também aplicações de consumo, como novas experiências para games em um PC no futuro. Outras possibilidades abertas pela tecnologia é a melhoria na detecção de fraudes ou de monitoramento de doenças.

Via Intel e The Verge 

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ