Inteligência artificial ajuda a detectar sarcasmo nas redes sociais

O sarcasmo é muitas vezes difícil de reconhecer na fala e ainda mais difícil de entender na forma de texto. No entanto, a inteligência artificial já é capaz de identificá-lo “melhor do que a maioria das pessoas”, conforme relatado pelo MIT.

Os pesquisadores do instituto desenvolveram, primeiramente, um algoritmo capaz de reconhecer tweets racistas, mas que acabou evoluindo e passou a reconhecer publicações irônicas também. A tecnologia analisou dados de mais de 55 bilhões de tweets e identificou os emojis mais usados.

"A ideia básica é que, se o modelo puder entender qual emoji foi incluído com uma determinada frase, então ele tem uma boa compreensão do conteúdo emocional do texto", afirma a pesquisa.

O resultado pode ser visto através do site DeepMoji. Basta o usuário digitar uma frase e ver como o algoritmo interpreta o texto; além disso, você pode ajustar a frase para editar o impacto emocional percebido.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ