Internet pela luz atinge velocidade de 100 Gbps

Caroline Rocha, editado por Marcelo Gripa 17/02/2015 18h30
Li-fi
A A A

Pesquisadores da Universidade de Oxford desenvolveram uma tecnologia que usa o Li-Fi, evolução do Wi-Fi que transfere dados utilizando luzes de LED, para entregar internet com velocidade de mais de 100 Gbps. De acordo com os responsáveis pelo projeto, a rede pode atingir taxas superiores a 3 terabits por segundo.

A Li-Fi é apontada como sucessora do Wi-Fi por oferecer velocidades superiores e custar menos  do que as ondas de rádio. O usuário poderia, por exemplo, enviar e receber informações com a mesma velocidade, sendo que a rede também se destaca por ser acessível e de baixo custo.

No entanto, há algumas complicações: por utilizar a luz para transmitir dados, a nova rede não é capaz de atravessar paredes, o que limitaria seu uso em residências, por exemplo.

Por enquanto o projeto está em fase de testes. A equipe de pesquisas agora trabalha para desenvolver um sistema de rastreamento e localização para que a rede o encontre e crie um link automaticamente.

Via IEEE Spectrum

Internet Wi-Fi LED Velocidade Li-fi
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você