Intelbras

Internet pode aumentar a segurança do seu negócio

Equipe de criação Olhar Digital 31/08/2016 11h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

"Será que eu fechei a porta?", "Será que eu ativei o alarme?, "Será que eu fechei as janelas?"

Se você se preocupa com a segurança da casa ou da empresa, essas perguntas já devem ter passado pela sua cabeça. Por mais que você tenha certeza de que tomou todos os cuidados possíveis antes de sair, a dúvida surge justamente quando não é possível verificar se tudo está em seu perfeito estado.

Com a popularização de aparelhos domésticos conectados à internet, está mais fácil do que nunca sanar essas dúvidas. Isso porque muitos dispositivos passam a ter conexão à internet, e com isso podem ser monitorados - ou mesmo controlados - por meio de aplicativos remotos.

Um exemplo dessa tendência é a central de alarmes AMT 4010 SMART da Intelbras. Embora sua principal função seja garantir segurança e monitoramento, ela também funciona como um verdadeiro “centro de controle” de uma casa ou negócio, graças a uma série de funções de gerenciamento a distância.

Segurança
Como ferramenta de segurança, a central de alarmes da Intelbras pode ser usada em espaços de diversos tamanhos porque possui quatro partições e possui modularidade em seus recursos. Por meio das partições, até quatro ambientes distintos podem ser protegidos de maneira independente. Sua natureza modular, porém, permite que ela se adeque também a ambientes diversificados.

A central de alarme pode se integrar a outros dispositivos de segurança, incluindo sensores sem fios, para monitorar um total de 64 zonas ou cômodos diferentes, desde que seja adicionado ao sistema o receptor (opcional). A central é capaz de identificar irregularidades como janelas abertas e, graças à comunicação por barramento RS485, interagir com equipamentos posicionados a até um quilômetro de sua posição.

Automatização
Por causa da maneira como funciona, a central de alarmes também consegue gerenciar outros aparelhos do estabelecimento, o que traz uma série de comodidades. Ela pode, por exemplo, automatizar o funcionamento de lâmpadas, cortinas, portões e aparelhos de ar-condicionado. Para isto, como o sistema é modular, é necessário adicionar à central o expansor de PGM.

Trata-se de um recurso de segurança. Afinal, luzes sempre acesas ou sempre apagadas podem indicar que o imóvel está vazio - colocando a propriedade em risco em algumas situações. No entanto, ela também se encaixa na tendência de conectividade com a internet para dar mais conveniência à vida dos usuários. Entre outras coisas, é possível programar o dispositivo para ligar o ar-condicionado antes que você chegue em casa do trabalho, para que sua casa já esteja na temperatura desejada quando você chegar.

De maneira semelhante, ao ser instalada em uma loja, a central permite a ativação dos portões em determinado horário, para que as portas estejam sempre abertas na hora certa. Ou então, ela também possibilita a ativação programada de um boiler para esquentar água.

Controle à distância
Se houver necessidade de comandar os dispositivos integrados remotamente, a central de alarmes também se adapta a isso. Por meio do Aplicativo AMT Mobile, é possível controlar a central - e os aparelhos associados a ela - de qualquer lugar através do smartphone. Para isto é necessário que o sistema de alarme seja monitorado por uma empresa de segurança, utilizando o software Receptor IP e que a empresa disponibilize este serviço ao usuário.

Usando o aplicativo para Android ou iOS, dá para controlar plenamente a central sem a necessidade de estar no mesmo local. Além de gerenciar as tarefas programadas, é possível ativar ou desativar a central, e até mesmo receber notificações diretamente no seu smartphone.

Essa tecnologia é um exemplo de como a internet confere mais conforto aos usuários. Por meio dela, como vimos, você pode levar no bolso o controle da central de segurança de sua casa ou negócio. E se em algum momento surgir qualquer dúvida, basta olhar no smartphone para ter a resposta.
Compartilhe com seus seguidores