Jaguar apresenta conceito de carro autônomo com volante inteligente e removível

O ano de 2040 pode estar muito longe, mas a Jaguar já está pensando nos carros que as pessoas vão dirigir quando essa década chegar. O Future-Type é um veículo conceitual da montadora que tem como grande diferencial, além do design arrojado, um volante removível. A peça contaria com inteligência artificial, ativação por voz e seria a única coisa da qual o motorista seria dono no automóvel.

Apresentado virtualmente, o Future-Type é um carro totalmente autônomo e que promete quebrar os paradigmas de posse de veículos. A ideia é a seguinte: ao invés de comprar o automóvel por completo, o motorista teria apenas o volante com suas informações pessoais para encaixar na cabine. Já o restante seria dividido com outros motoristas, mergulhando bem a fundo no conceito de economia de compartilhamento.

Esse volante “mágico” da Jaguar, aliás, é batizado de Sayer em homenagem ao famoso designer da marca Malcolm Sayer. A peça é desenhada para ser carregada para dentro de casa ou do escritório, podendo se conectar a outros eletrodomésticos para coletar informações importantes como mantimentos no congelador, ordenar compras em mercados, entre outros. Tudo poderia ser controlado através de comandos de voz, como os da assistente pessoal Alexa, da Amazon.

Segundo a Jaguar, o volante Sayer será capaz de calcular a rotina do motorista de acordo com a hora que ele acorda, vai para o trabalho, entre outros. Ao entrar no veículo, bastaria conectar a peça ao restante da cabine para se identificar e carregar suas informações, como se fosse um cartão de associação a um clube. Embora seja totalmente autônomo, o Future-Type também permitiria que a pessoa assumisse a direção quando quisesse.

O design conceitual da Jaguar revela ainda que o Future-Type terá ainda uma cabina bastante compacta para o motorista e mais dois passageiros. O desenho seria uma forma de otimizar o espaço urbano para comportar mais carros e ter um fácil estacionamento. Além disso, como o veículo é totalmente autônomo, será possível posicionar as cadeiras uma de frente para outra para maior interação entre os ocupantes.

O Future-Type foi apresentado durante a Jaguar Land Rover Tech Fest 2017 em Londres, no Reino Unido. Por enquanto, o veículo é apenas de um conceito virtual e ainda deve demorar bastante até que o vejamos o pelas ruas.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ