Japoneses criam robô que copia expressões humanas para conversar

Pesquisadores japoneses trabalham para tornar os robôs humanoides menos estranhos e mais parecidos com seu objeto de cópia: nós.

Quem lidera uma das iniciativas é o professor Hiroshi Ishiguro, da Universidade de Osaka, que tem se notabilizado nos últimos anos pelo seu trabalho com robótica - ele já criou um celular que simula gestos, por exemplo, e um travesseiro que permite abraços virtuais.

Hiroshi aperfeiçoou seu modelo humanoide, que agora se chama Erica. Ela conversa de forma mais natural e possui uma série de ações não verbais: pisca, faz movimentos emotivos, balança a cabeça etc.

Erica até mesmo solta expressões como a familiar "uuunnn?" que, como explica o Mashable, no Japão equivale a algo como "sério?". O professor disse que ela também é capaz de reconhecer os padrões de fala do interlocutor para pegar sugestões sobre como deve se comportar durante a conversa.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ