Ben Grubb

Jornalista é preso após usar foto encontrada no Facebook para ilustrar matéria

Redação Olhar Digital 20/05/2011 11h33
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O australiano Ben Grubb escrevia sobre uma falha de segurança da rede social, que permitia visualizar fotos privadas dos usuários

O jornalista australiano Ben Grubb foi preso após usar uma foto privada do Facebook em uma matéria no jornal Sydney Morning Herald na última quarta-feira (18/05). Ben escrevia sobre uma falha de segurança da rede social relatada por um perito em segurança, que acabou demonstrando a falha hackeando o perfil da pessoa errada: a mulher em questão era esposa de um famoso hacker da empresa de segurança Pure Hacking.

Dois policiais interrogaram Ben por meia hora e, em seguida, o prenderam por obtenção ilegal de propriedade privada. Os policiais também apreenderam o tablet no qual o jornalista redigia sobre o assunto. Tudo porque Ben, que reportava sobre a criminalidade no Facebook, utilizou a foto privada da esposa do hacker para ilustrar a matéria.

“A verdade é que, agora, o ambiente online é uma extensão da vida real. Se nós entrarmos neste ambiente, temos que ter responsabilidade e nos comportarmos de maneira correta”, explicou o detetive Brian Hay, ao SMH.

Ben, no entanto, não concorda com a atitude dos policiais: “É ridículo ver que eu, o ‘mensageiro’ que relatou sobre a polícia tornar essa questão judicial (roubo de propriedade privada no Facebook), me transformei no próprio alvo disso”, explicou o repórter ao jornal australiano. “Eu acreditava que, como jornalista, teria proteção. Mas parece que não. Perder um dispositivo que contém informações não só restritas, como também de trabalho, é alarmante para um jornalista”, concluiu Ben, que já está em liberdade, mas continua com seu tablet confiscado.
Facebook
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você