Campeonato de League of Legends

Vício em internet e jogos atinge até metade dos jovens coreanos

Gustavo Sumares, editado por Renato Santino 25/03/2015 14h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Na Coreia do sul, onde os e-Sports são considerados "passatempo nacional", o vício em internet e jogos online como o League of Legends é um problema grave. De acordo com dados do governo de janeiro de 2013, um em cada dez coreanos entre 10 e 19 anos de idade é viciado em internet. Uma reportagem da VICE, no entanto, estima que esse número pode chegar a quase 50% da população adolescente do país.

O problema pode provocar alterações bruscas de humor, perda de sono e dificuldades de socialização nos afetados. Jovens que sofrem com esse tipo de problema podem passar mais de 80 horas por semana navegando na internet. A obsessão por jogos online, segundo Lee Jae-Won, um neuropsiquiatra coreano, responde por aproximadamente 90% dos casos de vício no país.

Para contra-atacar esse problema, o governo sul-coreano aprovou uma lei que proíbe que jovens menores de 16 anos acessem a internet entre a meia-noite e as 6 da manhã. Coreanos que desejem acessar a rede nesse horário precisam digitar o número de seu documento de identidade. No entanto, a lei podia ser facilmente burlada usando o número dos documentos dos pais, por exemplo.

O governo apoia financeiramente também uma série de instituições médicas que oferecem "reabilitação de internet", uma espécie de tratamento que tem como objetivo ajudar o paciente a voltar a controlar seu uso da internet. Segundo Lee, esse problema trouxe uma nova visão para o problema do vício: "Por exemplo, ao tratar de um usuário de drogas, o objetivo do tratamento seria fazer a pessoa parar de usar drogas. Mas para tratar o vício em internet, não se trata de parar de usar a rede totalmente".

Outro tratamento que tem se mostrado eficiente, segundo a Reuters, é a equoterapia.  Esse tratamento, no qual o usuário interage com cavalos, aprendendo a cuidar deles e a montá-los, pode ser utilizado também no tratamento de outros problemas mentais, como depressão e transtorno de déficit de atenção, além de ser usado também em tratamentos fisioterápicos.

Internet League of Legends
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você