laptop lenovo recall

Lenovo deixa de pré-instalar espião e vai lançar solução para removê-lo

Redação Olhar Digital 20/02/2015 13h07
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Depois de admitir ter instalado o adware Superfish em PCs vendidos entre setembro de 2014 e janeiro de 2015, a Lenovo afirmou que vai lançar ainda nesta sexta-feira, 20, uma ferramenta para remover o arquivo malicioso dos dispositivos afetados. A empresa também publicou em seu site instruções que ensinam os usuários a remover sozinhos o software.

"Nós investigamos essa tecnologia amplamente e não achamos qualquer evidência que sustente as preocupações com segurança [...] O software não traça perfis ou monitora o comportamento do usuário. Não grava informações do usuário e não sabe quem é o usuário", afirmou um porta-voz da empresa.

Especialistas em segurança, no entanto, afirmam que o adwarwe poderia monitorar os usuários e converter termos de busca em anúncios de lojas virtuais. O programa também seria capaz de aprovar seu próprio certificado de segurança, coletando dados pessoais e deixando o usuário vulnerável a possíveis ataques.

Em comunicado, o diretor da desenvolvedora do softwarwe Adi Pinhas, defendeu o software: ”A Superfish é completamente transparente no que o nosso software faz e em nenhum momento os consumidores ficaram vulneráveis.”

O adware não será mais pré-instalado e foi desativado em todos os dispositivos disponíveis à venda no mercado desde janeiro. Quem desejar desinstalá-lo pode acessar as instruções aqui.

Via Reuters e PC World

Lenovo ataques virtuais
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você