Lente flexível pode mudar o mercado de filmadoras

Pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, desenvolveram lentes flexíveis para câmera que podem ser envolvidas em volta de objetos do cotidiano, podendo transformá-los em câmeras.
De acordo com a equipe, o objetivo era garantir que qualquer superfície fosse capaz de capturar informações visuais. Para isso, os pesquisadores desenvolveram uma matriz de lentes moldadas em uma folha de silicone. Adaptada a uma filmadora flexível será possível, por exemplo, gravar cenas de maneira integral.




"Embora a indústria de câmeras venha tendo progressos notáveis em encolher as câmeras em dispositivos minúsculos com qualidade de imagem cada vez maior, estamos explorando uma abordagem radicalmente diferente de imagem. Acreditamos que existem inúmeras aplicações para câmeras que sejam grandes no formato, mas muito finas e altamente flexíveis," explica Shree Nayar, professor e coordenador da equipe.

Em testes, os pesquisadores perceberam que o campo de visão aumentou com a curvatura, mas a qualidade da imagem foi mantida. O próximo passo do projeto é desenvolver matrizes de formato grande e câmeras flexíveis capazes de serem guardadas, por exemplo, em uma carteira.

Via Gizmag 

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ