Logo Olhar Digital

Líderes da indústria desenvolvem plataforma de computação móvel movida a Linux

Redação Olhar Digital 04/10/2007 14h33
Compartilhe com seus seguidores
A A A

ARM, Marvell, MontaVista, Movial, Mozilla, Samsung e Texas Instruments compõem a aliança

Seis líderes na indústria de tecnologia estão se aliando para a criação de uma nova plataforma de computação móvel baseada em Linux. O anúncio foi feito durante a ARM Developers Conference em Santa Clara, na Califórnia. A ARM, líder no desenvolvimento de processadores para dispositivos móveis, se aliou à Samsung (que produz chips com tecnologia ARM), Marvell (que produz chips de rede), MontaVista (especialista em Linux embarcado), Movial (telefonia IP), Mozilla (navegadores e clientes de e-mail) e Texas Instruments (processadores de sinal) para a criação da plataforma que será a base para os dispositivos móveis da próxima geração.

 

A plataforma será liberada para a comunidade do Software Livre, com a finalidade de estimular sua adoção e desenvolvimento de hardware e aplicativos. A base de software será o sistema operacional Linux, com interface Gnome Mobile e o navegador Mozilla Firefox. Placas de referência já estão sendo demonstradas nesta semana. O lançamento oficial da plataforma, ainda sem nome, está programado para 2008, e os primeiros dispositivos devem chegar ao mercado em 2009.

Software Livre Internet
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você