Link trava o Google Chrome sem precisar ser aberto

O pesquisador Andris Atteka descobriu recentemente um bug que faz com que o navegador do Google trave por causa de um link. Diferentemente de outros bugs, no entanto, no caso desse link, ele não precisa sequer ser aberto para travar o computador.

Copiar esses links e colá-los na barra de endereço de seu navegador fará com que ele trave (não recomendamos testar). No entanto, mesmo uma página que inclua texto direcionando para estes endereços causará um travamento - embora apenas da aba em uso - se o usuário passar o cursor do mouse em cima do link. 

Abaixo, seguem dois exemplos de links que podem travar o navegador (como o texto abaixo não está funcionando como link, o seu navegador não será afetado mesmo que você passe o mouse por cima do texto):

http://biome3d.com/%%30%30

e

http://a/%%30%30

Caso queira testar o bug, passe o mouse sobre o link abaixo (CUIDADO: isso travará essa aba do seu navegador):

http://a/%%30%30

Causas

O problema, segundo Atteka, ocorre com links que possuem caracteres nulos (tais como %). Isso porque quando caracteres desse tipo são incluídos em links, o navegador não sabe como interpretá-los. De acordo com o VentureBeat, o bug afeta até mesmo a versão 45 do Chrome - a versão estável mais recente - tanto para Windows quanto para OSX.

Atteka reportou o bug para a equipe do Chrome, mas não foi recompensado, pois os desenvolvedores argumentaram tratar-se apenas de uma falha de negação de serviço (DOS, Denial Of Service) e não de uma vulnerabilidade de segurança propriamente.

De qualquer maneira, esse não é o primeiro bug descoberto no Chrome relacionado a links que podem fazer o navegador travar.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ