Malásia vai usar adesivo inteligente para monitorar veículos

O departamento de trânsito da Malásia quer usar adesivos com a tecnologia RFID, método de identificação e rastreamento por radiofrequência, para monitorar veículos que trafegam no país.

Na prática, os adesivos funcionam de um jeito parecido com os códigos de barras, armazenam informações, mas eliminam a necessidade de que um leitor "veja" o código para lê-lo.

De acordo com o governo do país, a tecnologia pode ajudar a monitorar em tempo real o tráfego nas estradas, rastrear veículos clonados ou com criminosos e até evitar o roubo de carros. Caso alguém tente remover o adesivo, ele quebrará e emitirá um alerta ao departamento de trânsito e aos policiais.


Reprodução
Privacidade

A eficácia da tecnologia RFID para rastrear movimentos e veículos tem sido questionada por diversos países. Entidades dos Estados Unidos, Itália, Bélgica e Reino Unido também têm acusado o sistema de invasão de privacidade.

Autoridades poderiam, teoricamente, usar o rastreamento para acompanhar carros de ativistas e políticos opositores ao governo. A Malásia afirma que os códigos de identificação serão criptografados e que não haverá riscos de violação de privacidade.

O novo sistema de monitoramento de sevículos deve ser aplicado em todo o país em 2018. Um programa piloto deve começar em outubro deste ano.

Via Engadget

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ