Mão robótica tem precisão de humana; próximo passo é fazer crescer tendões

Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, estão tentando encontrar uma maneira de criar tendões humanos em uma mão robótica. De acordo com os pesquisadores, caso seja possível fazer crescer os tecidos em estruturas artificiais, pessoas que perderam as mãos podem ser capazes de contar com uma nova, em pele humana. 

"Estamos muito otimistas sobre este conceito e estamos ansiosos para fazer isso acontecer o mais rápido possível", explica Zhe Xu, um dos participantes da pesquisa.



A mão desenvolvida por eles é extremamente precisa e possui a mesma destreza do que a mão humana. Para a criação, os cientistas usaram uma mão humana escaneada via laser e, em seguida, imprimiram os ossos artificiais em 3D. Os ligamentos são feitos de uma corda resistente e duradoura, chamada Spectra, além de tiras de borracha.


A mão possui capacidade, por exemplo, de capturar objetos como CDs e rolos de fita.
De acordo com Xu, a mão pode ser utilizada também por astronautas, para que consertem partes das naves sem que eles tenham que se deslocar para lá.



 Via BusinessInsider

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ