Médicos realizam implante de olho biônico em homem de 80 anos

O Manchester Royal Eye Hospital, no Reino Unido, realizou nesta semana o primeiro implante de olho biônico para corrigir a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), causa mais comum de perda de visão em adultos com mais de 50 anos de idade. O paciente escolhido para a operação foi Ray Flynn, de 80 anos.

A doença pode ser desencadeada por uma série de fatores genéticos, metabólicos e ambientais. Alguns depósitos de detritos, chamados de drusas, acabam se acumulando na região macular do olho, que fica na área central da retina. Esses depósitos acabam aumentando e evoluindo lentamente para uma atrofia, que leva à perda da visão. Ainda não existe tratamento específico para a doença.

Os pesquisadores do hospital do Reino Unido utilizaram o Argus II, uma prótese de retina composta por duas partes: um implante interno, que contém um conjunto de eletrodos, uma bateria e uma antera wireless, e equipamentos externos que o paciente deve utilizar, como um par de óculos com uma câmera virada para a frente, um transmissor de rádio e uma espécie de cinto-computador, responsável pelo processamento das imagens.

Como funciona?

A câmera capta as imagens externas e as envia o sinal para o computador. O sinal é processado e enviado de volta para os óculos e em seguida é transmitido para a antena do implante, o que faz com que as imagens "cheguem" aos eletrodos e estimulem o nervo óptico. O conjunto de eletrodos tem resolução de 60 pixels, o que é suficiente para acompanhar o movimento de objetos, movimentos, identificar formas simples e ler letras grandes.

Por enquanto, a visão fornecida é monocromática, mas os pesquisadores afirmam que estão trabalhando para que o cérebro seja capaz de perceber as cores no futuro. Próteses semelhantes já são utilizadas no tratamento de outras doenças, como retinite pigmentosa, mas essa é a primeira vez que revertem a DMRI.

Confira um vídeo que mostra o implante em ação:

Via Ars Technica

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ