Método permite que robô transfira seus conhecimentos a outro

Pesquisadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Computação do MIT desenvolveram um método que permite a um robô transferir os seus conhecimentos a outro. Atualmente, para ensinar a um robô como fazer algo, é preciso programá-lo para executar uma tarefa específica ou mostrá-lo através do exemplo, para que ele imite.

O novo sistema usa uma interface 3D onde ele é ensinado, em uma demonstração, como fazer algo, como abrir uma porta. A tarefa é separada em diversos momentos importantes, chamados "quadros-chave", que devem ser executados pelo robô para concluir com sucesso a tarefa. O sistema oferece também uma base de conhecimentos e informações ao robô sobre como realizar as tarefas, como alcançar e pegar diferentes objetos.

"Combinando a intuição da aprendizagem de demonstração com a precisão dos algoritmos de planejamento de movimento, a técnica pode ajudar os robôs a fazerem coisas que não aprenderam antes, como usar ambos os braços", explica Claudia Pérez-D'Arpino, uma das responsáveis pelo projeto.

O método, semelhante ao jeito como os humanos aprendem, une o que o robô já sabe com a demonstração de como algo é feito. "Não conseguimos aprender magicamente com uma única demonstração, por isso usamos novas informações e combinamos com o nosso conhecimento anterior sobre o ambiente", conta.

Há ainda alguns problemas para resolver, como o risco de colisões ao longo do projeto, mas a equipe espera desenvovler o sistema para que eles não aconteçam. Veja como funciona:

[Mashable]

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ