Água

Tecnologia transforma água do mar em potável utilizando energia solar

Redação Olhar Digital 24/04/2015 10h15
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Membros do MIT e da empresa indiana Jain Irrigation System criaram um método que transforma a água salgada em potável. Essa criação lhes garantiu vitória no desafio da USAID, um órgão do governo dos EUA que lida com pessoas que passam necessidades, e um prêmio de US$ 125 mil.

O desafio tinha como objetivo criar um sistema simples e barato que pudesse fornecer água limpa para comunidades rurais em países em desenvolvimento. O sistema usa a técnica de eletrodiálise. Nela, o sal é dissolvido na água e se transforma em partículas com cargas elétricas positivas e negativas, sendo assim, o sistema usa membranas elétricas que atraem as cargas como se fossem imãs.

Natasha Wright, doutoranda no MIT e uma das criadoras do sistema, disse ao jornal Boston Globe que: “Funciona como um circuito elétrico. Os íons são puxados para fora da água em direção aos eletrodos.” A pesquisadora ainda ressaltou que apenas 5% da água são perdidos nesse processo.

O processo de tirar o sal da água utiliza baterias similares às de carros e caminhões. Elas são carregadas durante o dia e utilizam painéis que captam energia solar, caracterizando um sistema ecológico.

A água convertida em uma unidade poderia ser utilizada para irrigar uma pequena plantação ou ser fornecida para em média cinco pessoas. Apesar de o foco do projeto serem países em desenvolvimento, a invenção pode ser importante também para grandes áreas metropolitanas, principalmente as que estão enfrentando crises hídricas.

Tecnologia Energia Solar Ciência água
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você