Microsoft desenvolve sistemas que substituem mouse e teclado por gestos

Enquanto a indústria se prepara para a esperada "revolução" da realidade virtual, a Microsoft se prepara para trazer ao mercado os substitutos do mouse e do teclado. A empresa revelou nesta semana suas apostas para o futuro: sistemas de reconhecimento de gestos.

A tecnologia, em si, não é nova: o sensor Kinect, que captura os movimentos do usuário e os reflete em comandos de jogos do Xbox 360 e Xbox One, já é usado em pesquisas desde 2013. O foco da Microsoft está em aprimorar a captura de gestos das mãos do usuário, buscando reconhecer cada movimento, do mais sutil ao mais extravagante.

Um dos experimentos da Microsoft é o chamado Project Prague, que busca dar à webcam de um laptop maior poder de reconhecimento de detalhes. No vídeo divulgado pela empresa, o engenheiro Kfir Karmon utiliza as mãos para editar uma apresentação do PowerPoint, com gestos simples como cerrar o punho e posicionar a mão como uma pinça. Veja:

Em outro vídeo divulgado, a Microsoft mostra mais detalhes de como pretende mapear as mãos de um usuário em um ambiente de realidade virtual. Mais do que identificar pontos de articulação, a empresa quer reduzir os ruídos de informação e criar um molde em 3D das mãos do usuário, e assim fazê-lo "sentir" que aquelas mãos virtuais, usadas em jogos ou experiências do Oculus Rift, por exemplo, são suas e reais.

Via The Verge





RECOMENDADO PARA VOCÊ