Microsoft dia internacional da mulher

Microsoft e Google prestam suas homenagens no Dia Internacional da Mulher

Lucas Carvalho 08/03/2016 15h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Embora ainda sejam minoria no mundo da tecnologia, como recentes relatórios e pesquisas insistem em comprovar, o papel da mulher foi comemorado nesta terça-feira, 8, por diversas empresas líderes no segmento. Google, Microsoft e Facebook fizeram questão de celebrar o Dia Internacional da Mulher prestando suas homenagens na internet.

Quem usou a ferramenta de buscas do Google nesta terça certamente viu o doodle especial lançado pela empresa. O logotipo do site foi substituído por uma arte e um vídeo que ressaltam a campanha "Um Dia Eu Vou...", mostrando mulheres de diversas partes do mundo reforçando sua importância e seu papel na sociedade. Até a ativista e vencedora do prêmio Nobel, Malala Yousafzai, aparece no vídeo.

Ao todo, o Google entrevistou 337 mulheres, de diversas idades, em 13 países diferentes, e as pediu que completassem a frase "um dia eu vou...". O resultado é visto em uma montagem sem legendas ou dublagens, com o idioma original de cada uma das entrevistas audível, e uma animação cobrindo os "sonhos" das mulheres. O Google também liberou vídeos mostrando os bastidores das filmagens em alguns países. Confira o do Brasil clicando aqui.

O YouTube, sob o guarda-chuva do Google, também aderiu às comemorações lançando a campanha "#OwnYourVoice", que significa "seja dona da sua voz", em tradução livre. Sete criadoras de conteúdo de diversos locais do mundo foram convidadas a atuarem como embaixadoras da ONU em uma ação a favor da igualdade de gênero. A youtuber brasileira escolhida foi Taty Ferreira, do canal Acidez Feminina, cujo vídeo você pode conferir aqui. Veja abaixo a promoção da campanha feita pelo YouTube:

A Microsoft também entrou na onda e lançou uma campanha que busca fomentar o interesse de jovens garotas pelo mundo da ciência e da tecnologia. Com a pergunta "O que você vai criar?", a empresa dá voz às meninas que têm interesse pela área enquanto lembra que poucas são as mulheres lembradas na ponta da língua quando o assunto é sobre grandes inventores.

Além disso, a unidade brasileira da Microsoft se aliou a 15 ONGs para incentivar o estudo de linguagens de programação entre meninas. O projeto pretende organizar turmas só de garotas para as aulas da plataforma virtual Eu Posso Programar, que usa atividades lúdicas e games para ensinar princípios de programação.

As meninas serão convidadas pelas redes sociais para fazer parte do projeto. Ao fim do curso, cada uma receberá um certificado validado pela Microsoft e pela Code.org. Em seguida, elas poderão convidar outras garotas a também participar do curso. A ideia da empresa é viralizar a campanha pelo Facebook, Twitter e Instagram, entre outras redes.

Outras companhias que também lembraram a data foram Spotify e Facebook. A primeira divulgou uma playlist com as mulheres mais ouvidas entre os usuários da plataforma; enquanto a rede social de Mark Zuckerberg recebeu os usuários que fizeram login nesta terça com um cartão comemorativo.

Microsoft Google
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você