Microsoft lança update acidental do Windows 10 que pode quebrar celulares e PCs

Atenção: se você faz parte do programa Windows Insider para testar novas versões do Windows 10 antes do lançamento oficial, NÃO instale nada nesta quinta-feira, 1º de junho. A Microsoft anunciou que lançou por engano uma atualização que não deveria ser distribuída para o público Insider.

A compilação é a de número 16212, tanto para o Windows 10 no PC quando nos celulares. O problema é que ela era, na verdade, uma ramificação para testes internos, cheia de bugs considerados graves demais para distribuição até mesmo para o público Insider.

Nos smartphones, foi registrado um erro que simplesmente força o dispositivo a entrar num ciclo de reinício eterno, efetivamente tornando o aparelho inútil. Já nos PCs o caso parece ser menos sério e ainda não há relatos de problemas graves, mas ainda assim a instalação não é recomendável pois há riscos muito grandes.

Dona Sarkar, diretora da Microsoft responsável pelo programa Windows Insider, foi ao Twitter para confirmar a situação desagradável. Ela orienta os usuários a não instalarem nenhum update que não seja divulgado no blog oficial. E, se por um acaso o usuário já instalou o que não devia, pelo menos nos celulares existe a possibilidade de usar o Windows Device Recovery Tool para resetar o aparelho. O download do software está neste link.

Se você já começou o download da compilação 16212, mas ainda não terminou, uma alternativa é desligar o Wi-Fi e os dados para interromper o download e, consequentemente, a instalação, pelo menos até a Microsoft anunciar que tudo foi normalizado. 

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ