Microsoft pode dificultar download de programas de fora da Windows Store

Em breve, a Microsoft pode começar a dificultar o download de programas independentes no Windows 10. Uma atualização planejada pela empresa deve habilitar um sistema que bloqueia o download de aplicativos de fontes desconhecidas da Microsoft.

Em outras palavras, o Windows 10 pode começar a liberar apenas programas baixados pela Windows Store. Segundo o MSPowerUser, o recurso já vem sendo testado, mas por enquanto apenas na forma de um alerta. Ao baixar um software pelo navegador, por exemplo, o usuário recebe um aviso de que aquele app pode não ser confiável.

A ideia da Microsoft é reforçar a segurança de usuários leigos que podem ser enganados facilmente por falsas páginas de download e acabar instalando malware nos seus PCs. Paralelamente, rumores indicam que a Microsoft pode chegar até a proibir programas Win32 de rodarem no Windows 10 e permitir somente apps universais da plataforma.

A decisão, embora possa de fato ajudar na segurança de usuários casuais, também pode prejudicar desenvolvedores. Nem toda empresa tem apps oficiais na Windows Store - algumas, como o próprio Spotify, disponibilizam o download de seus apps pela web. Por enquanto, porém, não há garantias de que esse recurso será de fato implementado na versão final do Windows.

Via Mashable

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ