Microsoft pode estar trabalhando em um tablet dobrável

A Microsoft pode ter abandonado seus esforços no mercado de smartphones, mas isso não significa que ela desistiu de vez do mercado mobile como um todo. Uma reportagem do site Windows Central, conhecido por suas fontes confiáveis dentro da Microsoft, revela que a empresa vem trabalhando em um novo dispositivo móvel.

O aparelho, por enquanto, tem sido chamado internamente pelo codinome "Andromeda". O protótipo funciona como uma espécie de tablet dobrável, com suporte a uma caneta stylus, e que, fechado, pode ser guardado no bolso como um celular. Seria uma espécie de caderno de anotações digitais rodando Windows 10.

Se a descrição te parece familiar, é porque o projeto não é exatamente novo. Alguns anos atrás, vazaram imagens de um conceito imaginado (e, desde então, descartado) pela empresa que se chamaria "Microsoft Courier". A ideia é basicamente a mesma, mas com mais ênfase em aplicações criativas e do mundo mobile dos tablets e celulares.

Não está claro ainda se o Andromeda teria apenas uma tela flexível ou se teria duas, separadas no meio por uma dobradiça, como o Axom M, celular recém-lançado pela ZTE. O que o Windows Central garante é que o novo produto vai rodar Windows 10 em um processador ARM, possivelmente o top de linha da Qualcomm no momento em que for lançado.

A Microsoft já disse publicamente que está trabalhando em uma versão do Windows 10 que rode em processadores ARM - os primeiros produtos com Windows a explorar essa arquitetura devem chegar no fim do ano e serão laptops. Além disso, o presidente da empresa disse numa entrevista recente que, se a Microsoft um dia voltar ao mercado mobile, seria com uma categoria de produto diferente do que já existe no setor.

Nos últimos dois anos, a Microsoft também vem registrando uma série de patentes relacionadas a dispositivos dobráveis, de tablets a smartphones. Há muito tempo se especula que a empresa possa lançar um Surface Phone, um celular que aproveite a marca Surface, já usada em híbridos como o Surface Pro (um tablet com teclado) e o Surface Book (um notebook com tela destacável). O novo tablet dobrável pode ser lançado já em 2018.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ