microsoft wireless display adapter

Microsoft revela aparelho que espelha tela do PC na TV sem fios

Redação Olhar Digital 23/09/2014 16h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A Microsoft revelou nesta terça-feira, 23, um novo dispositivo que tenta concorrer com o Chromecast do Google. A empresa apresentou o Microsoft Wireless Display Adapter, que permite espelhar com mais facilidade a tela do computador com um televisor.

O WDA se conecta ao televisor por meio de HDMI e um cabo USB para fornecimento de energia. Do lado do PC, o espelhamento é feito pelo padrão Miracast, o que significa também que aparelhos Android que suportem a tecnologia também serão compatíveis com o aparelho, assim como dispositivos Windows Phone.

No caso dos PCs, é necessário o Windows 8 para utilizar o aparelhinho. Basta puxar a barra lateral do sistema, selecionar Dispositivos e Projetar e selecionar o WDA.

Com o aparelho, a Microsoft tenta solucionar um problema antigo na hora de fazer alguma apresentação que necessite do espelhamento da tela com uma TV. O jeito mais direto de fazer isso é com um cabo HDMI, mas isso requer que o computador fique perto da tela ou é necessário um cabo muito longo. Outras opções de espelhamento sem fio são pouco práticas, como o Wireless Display da Intel, que depende de uma caixa proprietária e um processo de configuração complexo.

De acordo com a CNET, o aparelho funciona bem, com bem pouco atraso. A demora entre as ações no PC e na tela são o suficiente apenas para tornar inviável a execução de jogos por meio do sistema.

Em relação a funcionalidades, o Chromecast ainda é mais completo, permitindo também espelhamento da tela do computador entre vários outros recursos. A diferença é que o Chromecast funciona por meio da rede Wi-Fi, enquanto o WDA da Microsoft opera pelo padrão Miracast, que cria uma conexão Wi-Fi Direct, que liga os dois aparelhos sem a necessidade de uma rede local.

O aparelhinho chega ao mercado pelo valor sugerido de US$ 60 nos Estados Unidos e no Canadá, um pouco mais caro que o Chromecast, que custa US$ 35. As vendas começam no fim de outubro, e ainda não foram confirmados lançamentos internacionais.

Via CNET

Microsoft HDMI
Compartilhe com seus seguidores

Recomendados pra você