Cortana

Microsoft vai desativar narração da Cortana em instalações do Windows 10

Renato Santino 04/01/2019 15h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Nas últimas versões do Windows 10, a Microsoft achou que era uma boa ideia colocar a assistente Cortana para guiar a instalação e as atualizações do sistema operacional, com direito a passo a passo com voz. O recurso não foi muito bem aceito pelo público, o que fez com que a Microsoft decidisse eliminar a função.

A Microsoft disse que tomou essa decisão com base em feedback dos usuários. Desta forma, quando você for instalar a versão Pro, Entreprise ou Education do Windows 10, você não será mais guiado pela Cortana.

O recurso não será totalmente extinto, no entanto. A função de narração ainda estará presente, mas passará a ser desligada por padrão. O usuário poderá utilizar o comando Win+Ctrl+Enter e a narração da Cortana será novamente ativada.

Além disso, a versão Home do Windows 10 manterá a narração ligada como padrão. Até faz um pouco de sentido: a versão é voltada para usuários domésticos, que não têm o hábito de ficar instalando o Windows frequentemente. Já nas outras versões, usadas em ambientes profissionais, a função de narração poderia se tornar um estorvo para o profissional de TI que teria que ficar ouvindo a voz da assistente todas as vezes que realizasse uma reinstalação do Windows.

A novidade deve começar a valer a partir da próxima grande atualização do sistema, com o codinome 19H1. Ainda não há uma previsão oficial de lançamento, mas a expectativa é que isso aconteça em abril, se nenhum incidente ocorrer como aconteceu com a atualização de outubro que só foi definitivamente liberada em dezembro.

Windows Windows 10 cortana
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você