Apple App Store iOS

Milhares de apps de iOS se tornam inacessíveis; entenda o que aconteceu

Renato Santino
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Com a apresentação iminente do iOS 11, a Apple deve abandonar definitivamente os celulares com processadores de 32 bits (os últimos foram o iPhone 5 e 5c). Por isso, a empresa está incentivando desenvolvedores a aproveitar melhor a arquitetura de 64 bits, e agora a empresa também apresentou uma forma de punição a quem não se adequar: o esquecimento.

A empresa já vinha alertando a mudança já tempos. Começou anunciando que apps de 32 bits não funcionariam bem em processadores de 64 bits; depois avisou desenvolvedores que tais apps não funcionariam mais em versões futuras do iOS (mais especificamente, a versão 11). Agora, como observou o site TouchArcade, se você procurar por alguns desses apps não otimizados na loja, você simplesmente não irá mais encontra-los.

Não é que a Apple apagou os aplicativos da loja; apenas deixou de apresenta-los em resultados de buscas. Se você tiver um link direto para eles, ainda poderá baixá-los normalmente e continuar recebendo atualizações. É um aviso claro, no entanto: ou vocês se adaptam aos 64 bits, ou seus aplicativos ficarão comendo poeira.

Mas qual é a vantagem de uma arquitetura de 64 bits, afinal de contas? Inicialmente, não muita, em termos de desempenho, exceto em aplicações que se beneficiam de cálculos em 64 bits, como é o caso de criptografia ou encoding de mídia, como aponta o site Engadget. Isso dito, em algum momento a Apple lançará iPads e iPhones com mais de 4 GB de memória RAM; neste momento, os 64 bits se tornam obrigatórios, uma vez que chips de 32 bits não suportam esse volume de memória.

iPhone Aplicativos Apple iPad iOS desenvolvedor app store desenvolvedores
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.
Recomendados pra você