mIRC

Você se lembra do mIRC? Ele não morreu!

Stephanie Kohn 24/04/2012 09h48
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Relembre detalhes da ferramenta que ajudou a construir comunidades dentro e fora da web


A volta do mIRC

Apesar de fazer parte da história passada da internet, até hoje, o mIRC conta com fiéis usuários, que não abandonaram totalmente a plataforma. O número atual de acessos diários não está nem próximo de ser o que já foi um dia, mas ainda assim mostra que o mIRC definitivamente não morreu. Ao questionarmos no Twitter do Olhar Digital quem ainda usava a plataforma, tivemos algumas respostas.

O leitor Thiago Arraes foi um dos que fizeram questão de elogiar o serviço. Ele disse que, atualmente, existem cerca de 800 mil pessoas ativas na rede. Por isso, resolveu realizar uma campanha, intitulada "Volta mIRC", para promover a reaproximação dos antigos usuários e para lembrar os internautas de que o mIRC não morreu. "O Slogan da campanha é: ‘um mundo bem maior do que sua lista de contatos’, que ironiza a lista do MSN, que sempre traz as mesmas pessoas. No MSN você não conhece pessoas novas a não ser que você dê seu email, enquanto que no mIRC você encontra gente disposta a conhecer pessoas novas", conta Thiago.

Para ele a grande vantagem do mIRC é que você pode conhecer pessoas novas todos os dias. Ele conta que conheceu pessoas do mundo inteiro, da Europa e América do Norte até de países asiáticos como Indonésia e Cingapura. "As redes sociais não promovem o encontro de pessoas como o mIRC fazia. Agora você tem que conhecer a pessoa para depois adicionar. Quando um estranho pede autorização, é comum as pessoas não aceitarem.  Já no mIRC era possível conhecer as pessoas antes de se tornar amigo", lembra.

Outro leitor, Yucatán Costa, frequentador de uma comunidade de software livre, diz que nunca largou o mIRC e segue usando diariamente o cliente mesmo que paralelamente a outros programas como Gtalk, Skype e MSN. "Eu usava  para conhecer novos amigos, combinar saídas no final de semana, festas, etc. Hoje uso mais como ferramenta de trabalho, suporte e conhecimento", explicou.

Já Andrea Azevedo acredita que o mIRC começou a perder popularidade quando os programas de mensagens instantâneas começaram a invadir a web e houve um aumento significativo de conteúdo informativo na web. "Com o conteúdo crescendo na internet, o mIRC deixou de ter papel importante para troca de informação e pesquisa. Inclusive o canal #Espiritismo acabou migrando para outras ferramentas como o Paltalk, e portal de notícias e demais serviços, para dar a continuidade à pesquisa e expandir informação sobre o assunto", diz.

Natália também não consegue mais agregar boas experiências dentro do mIRC, mesmo tendo contado boas histórias relacionadas ao serviço no passado. Em 2011 ela baixou o programa novamente, pois tinha se deparado com a campanha de "ressuscitação", mas se decepcionou bastante com o que que viu. "Falaram que o mIRC estava de volta e me deparei com pessoas diferentes e papos sem graça. Acho que depois das redes sociais, que sabemos um pouco da vida de todo mundo, o mIRC perdeu seu encanto", concluiu. 

A conclusão é que o mIRC não morreu, mas depende exclusivamente dos usuários para se tornar um serviço atraente novamente. O criador da campanha "Volta mIRC" explica que por haver poucos usuários hoje em dia, as salas estão monótonas e vazias, portanto, a ideia é que a campanha reavive nos antigos usuários aquela vontade de se relacionar e tornar os canais lugares interessantes de se passar algumas horinhas. "Nunca abandonei porque faço parte de um grupo de amigos que adora conversar ali e acreditamos numa possível ressureição", concluiu.

Ficou com saudades da ferramenta? Quer contribuir para a volta do serviço? Se sim, clique aqui e faça o download do cliente. Aproveite este momento de nostalgia e conte-nos, nos comentários abaixo, qual foi sua experiência no mIRC e porque você abandonou o serviço. E para saber mais sobre outros programas antigos da web que permanecem ativos, clique aqui para saber onde anda o ICQ, Napster e Fotolog

Programas Software MSN ICQ
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você