trekker

Mochila do Google ajuda a mapear mudanças climáticas

Gustavo Sumares, editado por Marcelo Gripa 20/03/2015 13h15
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Organizações de turismo e de conservação ambiental vêm utilizando uma mochila do Google para monitorar os efeitos das mudanças climáticas em reservas naturais. O rancho Kammerer, na Califórnia, utiliza o equipamento para criar um catálogo fotográfico de seus carvalhos azuis, árvores particularmente sensíveis a mudanças climáticas. A ideia do parque é renovar seu acervo fotográfico a cada cinco anos para acompanhar o desenvolvimento das árvores.

Chamado Trekker, derivado do carro do Google Street view,  o equipamento é composto por duas partes: uma mochila que contém GPS, acelerômetro, duas baterias e um computador com 256GB de capacidade de armazenamento de dados. Em cima dela vai o conjunto esférico de câmeras, composto por 15 dispositivos que somam um total de 75MP e que ficam acima da cabeça do usuário.

O Google oferece empréstimos de Trekkers para universidades, ONGs, organizações de pesquisa e órgãos de turismo, que possam auxiliar na captura de imagens de locais "de difícil acesso" - o que rende à empresa um diferencial sobre seus concorrentes.

Com esse objetivo, o aparelho já foi utilizado para criar catálogos visuais de locais como as pirâmides de Gizé, no Egito, as Ilhas Galápagos e o Taj Mahal. Além disso, o departamento de parques do Estado da Califórnia firmou uma parceria com a empresa para tornar seus parques acessíveis pelo Street View.
Google Meio-ambiente Google Street View
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você