Mozilla quer a sua voz para criar um sistema de reconhecimento de voz

A Mozilla Foundation, desenvolvedora do navegador Firefox, quer que a voz da inteligência artificial seja a voz do povo - quase que literalmente. E, para isso, ela tem um projeto que conta com a voz dos usuários para a criação de um sistema de reconhecimento de voz aberto.

Chamado Common Voice, o projeto quer doadores de amostras vocais para ajudar no desenvolvimento de um sistema de reconhecimento de voz. A ideia é que os dados coletados sejam disponibilizados para quem quiser usar.

"Atualmente, o poder para controlar reconhecimento de voz pode terminar em algumas poucas mãos, e não queremos ver isso," disse Sean White, da divisão de tecnologias emergentes da Mozilla, ao The Verge. A fundação quer que o acesso a esses dados e a tecnologia seja o mais amplo possível, o que pode não ser possível se o desenvolvimento ficar concentrado nas mãos de algumas empresas como Google, Microsoft, Apple e Amazon.

O site do projeto Common Voice já está no ar e pede para interessados enviarem áudio com a leitura de algumas amostras, além de informar idade, localização, gênero e sotaque. Com isso, a Mozilla pretende criar reconhecimento de voz "sem viés", além de desenvolver tecnologias que consigam identificar sotaques, algo que Google e Apple sofrem em conseguir fazer funcionar.

A Mozilla espera ter o projeto disponível até o fim do ano. A ideia é que o seu serviço de reconhecimento de voz ofereça uma experiência mais personalizada para o usuário, e que ele se sinta motivado para entregar os dados para a empresa. "Queremos que o sistema funcione melhor para você porque parte dos seus dados está incluída nele", disse White.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ